5 dicas para uma boa adaptação ao seu CPAP
1. Não abandone o tratamento
O primeiro passo é não abandonar ou desistir do tratamento logo nas primeiras dificuldades ou dúvidas. No inicio do tratamento alguns pacientes costumam sentir sintomas como dores de cabeça, ressecamento nasal e até mesmo dificuldade para dormir nos primeiros dias do uso do CPAP. Sabemos que é difícil, uma vez que podemos acabar desanimando. Entretanto, é importantíssimo que você mantenha firme não desistir do tratamento.
2. Comece devagar
Nas primeiras semanas de uso, pode ser que você não consiga usar o aparelho durante a noite inteira. O ideal é que o CPAP seja usado pelo menos 4 horas por noite. Menos que isso, o tratamento não será eficaz. Nos primeiros momentos de uso, respire devagar. Isso fará com que você se ajuste mais rápido à pressão produzida pelo CPAP.
3. Use também durante o dia
Para uma melhor adaptação, você pode usar a máscara um pouco antes de ir dormir, enquanto lê um livro ou assiste televisão. Assim, as chances do seu organismo também se acostumar com o fluxo de ar, e você se adaptar ao aparelho também aumentam.
4. Aposte em um umidificador
Se você sente a garganta seca ou congestão nasal, uma boa alternativa é o uso de umidificador. Esse dispositivo pode aumentar a quantidade de umidade no ar inspirado, ajudando a neutralizar esses sintomas.
5. Realize uma locação de início.
Uma opção viável para quem está na fase de adaptação e a locação, pois o paciente tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o CPAP, se adaptar ao aparelho e a mascara para posteriormente realizar uma compra consciente.